quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A vaca

A vaca é um animal doméstico porque vive com o homem. A vaca é muito útil porque nos dá muitas coisas e também serve para muitas utilidades. A vaca por exemplo dá-nos a sua carne que serve para a nossa alimentação, o seu leite para fazer soro, colhada e queijos, a sua pele que serve para curtir e depois fazer sapatos de cabedal, os seus pelos do rabo para fazer pincéis, os seus ossos que dizem que servem para fazer pentes, as suas hastes (na redacção não se pode escrever cornos) que servem para fazer apitos e para os pastores meterem lá a chicha e os seus vitelinhos que servem para vender. As vacas também servem para os agricultores fazerem os seus trabalhos do campo porque são muito valentes e os donos têm muita proa com as suas. Duas vacas são uma junta e o sr. Miguel diz que a dele é a melhor mas cada um diz que é a sua. As vacas também nos dão as suas bostas que são misturadas com a palha para fazerem o esterco que serve para adubar as terras, mas não se devem deixar cair nas parvas, devem-se aparar numa cortiça corcha e juntar-se num montão. E as bostas também servem para chamar bosta a quem não gostamos.
Às vacas pertence-lhe serem amarelas mas há cá na terra duas ou três famílias que cultivam uma vaca às cores só para dar leite e por isso chamam-se leiteiras, mas essas não servem para trabalhar porque são mochas.
A professora diz que vaca é um substantivo comum feminino do singular e se ela o diz é porque é mesmo mas para quem tem muitas como os ricos é um substantivo colectivo. E o Silvestre lá voltou a apanhar as três reguadas do costume por escrever baca, mas ele já devia saber que no ditado não se escreve como se diz.
O marido da vaca é o touro e só não é o boi porque este já não faz nada.
Eu neste Verão ganhei-lhe à bilharda ao menino Francequinho que vem do Porto a passar cá as férias com os avós e traz calções. Mas ele não gostou nada e agora diz que não quer jogar mais comigo porque eu tenho muita vaca, o que é mentira porque o meu pai só tem uma junta e uma vitelinha para criar.Deixá-lo, jogo com o Artúrio que me ganha sempre mas que não sei porquê só gosta de jogar comigo.
As vacas também são úteis aos governantes que quando não querem dar dinheiro ao povo dizem que é por estarmos no tempo das vacas magras, mas também nunca chega o tempo das vacas gordas. Também há quem se sirva das vacas para ofender mas elas não têm culpa. Outro dia ouvi a srª Aurora a ralhar com a srª Olinda e a chamar-lhe vaca mas esta respondeu-lhe vaca será você e assim ficou tudo na mesma. E de um de cá da terra, mas eu não digo quem, dizem que é má rês. As vacas às vezes também servem para fazer rir com anedotas como aquela do bezerro a dizer à vitelinha querida queres ser a minha vaca?
Na nossa terra também há cá uns animaizinhos que se chamam vacas louras, mas não são vacas e botam uma peçonha que faz coxo. Não lhes tocar com o dedo. Eu espeto-lhes um pauzinho afiado na ponta e pronto já está.
Eu gosto muito de vacas e assim acabo a redacção porque já disse para o que elas servem e a professora diz que não se deve estar a voltar sempre à vaca fria.

Sem comentários: