sábado, 26 de dezembro de 2009

Ponte no Jamor

Não há como uma pequena dor de cabeça para impulsionar-nos a alterar o ritmo próprio das rotinas facilitadoras mas redutoras da vida. Muito sem saber porquê fui ter ao vale do Jamor, bem perto de casa mas [quase] desconhecido por causa dessas limitadoras rotinas. Agradável surpresa: a mata cerrada circundando o Estádio e zonas de jardinagem e passeio bem cuidadas, ladeando a ribeira que vai limpa e límpida. Tudo bem moderno e convidativo. Atravesso uma pequena ponte com a indicação "Ponte Frei Rodrigo de Deus"(1547-1622). Por baixo uma lápide inscrita em tosca pedra da época
ASIDADEMAND/OVFAZERESTA/PONTEEASMAISOBRASACUSTADO/REALDO POVO/NOANODE1608.
Sempre admirei a mistura do antigo com o moderno.
O resto da curiosidade saciou-ma o google.
Este Frei Rodrigo de Deus foi «um dos membros mais ilustres e queridos dos franciscanos arrábidos, o ramo dessa numerosa família religiosa em que Frei Rodrigo de Deus professou aos 21 anos». Escreveu o tratado "Motivos Espirituais" (1611), referido e elogiado por 'duas das mais significativas figuras literárias portuguesas de finais do séc. XVI e inícios do séc. XVII – Frei Agostinho da Cruz e D. Manuel de Portugal'. Sobre a lápide um texto da Câmara Municipal de Oeiras:
«Quatrocentos anos sempre são quatrocentos anos, data assinalável, e para comemorar quatro séculos passados sobre a construção da Ponte Filipina sobre o Rio Jamor, a Junta de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo promoveu, no passado dia 11 de Junho, uma cerimónia evocativa.Duas charretes transportaram os convidados de honra no percurso entre o Aquário Vasco da Gama e a ponte, onde foi depois descerrada a placa toponímica com o nome ‘Ponte Frei Rodrigo de Deus’. Na oportunidade foi ainda entregue, ao presidente da Câmara, um foral comemorativo, por um figurante trajado à época, encenando-se uma pequena recriação histórica.O presidente da Autarquia, Isaltino Morais, assinalou, no local, que “para a Câmara Municipal não são só as grandes obras que têm significado – estamos a fazer um grande esforço no sentido de conseguir recuperar todas as pontes do concelho. E são dezenas, na medida das muitas linhas de água que atravessam o concelho”.Recorda-se que a travessia sobre o Rio Jamor que ainda permite a ligação entre a Estrada Marginal e a localidade da Cruz Quebrada, foi construída, em 1608, graças à tenacidade e abnegação de um frade franciscano, Frei Rodrigo de Deus, que agora dá nome à ponte».

E assim pude constatar: o melhor de um dia perdido é um bom achado.

Sem comentários: